domingo, 27 de março de 2011

Nokia N8 - Que decepção! :-(

O objetivo desse blog é compartilhar a minha decepção com o celular Nokia N8. Em princípio, será um blog de um único post com trocas de informações, via comentários, com outros proprietários. Estejam eles insatisfeitos ou satisfeitos, espero que aqueles que, assim como eu, acreditaram no N8 possam tentar resolver os problemas de seus aparelhos mortos.

Aproveitei uma viagem a trabalho aos EUA em novembro de 2010 e comprei um Nokia N8 como presente de aniversário para um familiar. Ao voltar ao Brasil, devo admitir, fiquei até com um pouco de vontade de ficar com o celular para mim pois adorei o aparelho que usei por uma semana.

Era tudo alegria até que, em 4 de janeiro de 2011 o aparelhou morreu. Simplesmente apagou e não deu mais nenhum sinal de vida.

Mesmo tendo comprado o celular nos EUA, até tentei, inutilmente, buscar uma solução junto à Nokia Brasil, afinal era um problema conhecido e assumido pelo vice-presidente executivo Niklas Savander (http://conversations.nokia.com/2010/11/18/evp-niklas-savander-discusses-nokia-n8-quality/). Mas não teve jeito. A Nokia Brasil recusou o atendimento já que, mesmo sendo uma empresa global, não oferece garantia global.

O jeito foi mandar o celular para reparo na Nokia USA. Como eles apenas devolvem os celulares para dentro dos EUA (volto a ressaltar que é uma empresa global) tive que enviar o aparelho para uma amiga que mora lá. Essa amiga então enviou o N8 morto para a Nokia. E para receber o celular de volta, tive que contar com ajuda de outro amigo que vinha passar uns dias no Brasil.

No dia 14 de março de 2011 estava com o aparelho de novo. Após 2 meses de muita ansiedade tinha o N8 de volta. Atualizei o celular com o firmware recém liberado e o (re)entreguei para o meu familiar.

Mas a felicidade durou pouco. No dia 21 de março (isso mesmo, apenas 1 semana depois!) o N8 travou de novo. Assim como aconteceu em janeiro, apagou sem mais nem menos. Porém voltou a funcionar, também sem mais nem menos, uns 20 minutos depois. Foi só um susto.

No dia 26 de março, outro "desmaio". Apagou e voltou uns 15 minutos depois.

Mas hoje, 27 de março, o N8 morreu de novo. Já são cerca de 10 horas totalmente apagado. Acho que agora não tem milagre.

Ainda não sei se vou reenvia-lo para os EUA (trabalhoso e um pouco custoso) ou se mando para uma assistência técnica local (menos trabalho mas certamente vai sair caro).

Meu primeiro celular, em 1995 ou 1996, foi Nokia, Desde então me tornei um grande fã e só tive celulares dessa marca. Porém com a decepção tão grande com o N8 morto e o total descaso da Nokia Brasil na única vez que precisei dela, só me resta dizer: NOKIA, NUNCA MAIS! :-(

Atualização 24/04/2001:

Resolvi assumir o prejuízo e no dia 7/4/2011, uma quinta-feira, deixei o telefone na assistência técnica da Nokia em Brasília, a High Tech. Na segunda-feira liguei para saber o orçamento e fui informado que a solução seria a atualização do software ao custo de R$ 80,00 (que precinho "camarada", heim!). Vale notar que se eu não autorizasse o serviço deveria pagar R$ 20,00 pelo orçamento.

Como não estava disposto a reenviar o celular para os EUA, e tendo o código de defesa do consumidor como aliado (a AT deve dar 3 meses de garantia), autorizei o serviço. Vale ressaltar que estava cético pois o celular estava morto. Como seria possível instalar o firmware num aparelho naquele estado?


No sábado de manhã fui buscar o aparelho. Ainda desconfiado, questionei o atendente se o problema estava realmente resolvido. Ele disse que sim, que o software tinha sido atualizado e confirmou o valor do serviço em R$ 80,00.

Me entregou o aparelho que, para minha surpresa (ou não), não ligava. O atendente disse que estava sem bateria. Ligou o celular no carregador e... nada! "Vamos esperar alguns minutos", ele disse. Nada! Mortinho da silva.

Então o rapaz pegou o celular e subiu um escada que levava à área técnica. Voltou uns 10 minutos depois dizendo que não tinha conserto e que o software não tinha sido atualizado pois o aparelho não ligara. Ora bolas, não iriam me cobrar 80 pratas pelo serviço (não) realizado? Estranho...

Bem, o celular continua apagado com uma única função: Peso de papel!

Diferenças entre a nokia e a KODAK

Mais ou menos na mesma época que comprei o N8 zumbi também adquiri uma filmadora Kodak Playsport. A primeira coincidência é que ambos os produtos foram comprados na Amazon. A segunda é que a filmadora também apagou e não ligou mais.

Assim com a Nokia, a Kodak não oferece garantia no Brasil para produtos comprados no exterior. Já escolado com o trabalho e o custo de envio para repardo nos EUA, optei por solicitar um orçamento na AT da Kodak chamada Tecnofoto. Alguns dias depois eles me ligaram (coisa rara em se tratando de AT, pois o telefone desse tipo de empresa não deve fazer ligação, apenas receber) dizendo que o circuito principal estava queimado e que só a Kodak poderia consertar.

Quando fui buscar a filmadora, num sábado, a atendente se ofereceu para ligar na Kodak nas segunda-feira e explicar a situação na tentativa de ter o aparelho reparado. No meio da semana seguinte a Tecnofoto me ligou (de novo!) pedindo para eu deixar lá a Playsport com um comprovante de compra (no caso, o recibo da Amazon) que eles iriam enviar para a Kodak em São Paulo.

Depois de uns 30 dias recebi o aparelho totalmente funcional, acompanhado de um pequeno relatório informado sobre a substituição do cirtcuito principal. E sabem o custo? Zero!

Obrigado Kodak! Obrigado Tecnofoto DF! Vocês sabem tratar um consumidor.

11 comentários:

  1. Olha ja tive o problema da parte de energia e depois de recebe-lo da assistência técnica não teve mais nenhum outro problema, vou citar tambem que alguns apps qualquer que seja fora da OVI store podem causar sérios problemas, ja tive que reinstalar a firmware por causa disso, mas se ainda está na garantia o melhor é mandar pra assistência

    ResponderExcluir
  2. Estou tendo o mesmo problema que você...
    Dificil viu...
    A Nokia é uma merda...
    Depois delongos anos, vou mudar a minha marca de aparelhos, pois assim não da...

    ResponderExcluir
  3. @evertynlogic o problema é que o telefone foi comprado no exterior e por isso a nokia não dá garantia no Brasil.

    @Desnimator é um pena saber que você tem o mesmo problema. Acredito que nós, que fomos "sorteados" com o N8 morto somos uma minoria dentre os que compraram o aparelho mas pela quantidade de reclamações mundo afora bem que a nokia podia fazer um recall. Mas acho que ele não está nem aí para seus (ex)fiéis consumidores.

    ResponderExcluir
  4. realmente mas porque é que voce iria pagar 80,00? é levar a nokia a tribunal e pedir uma indemnização, o meu nokia n8 morreu na sexta e hoje vou a uma loja nokia, caso não me resolverem isto, faço queixa da nokia ás entidades competentes....

    ResponderExcluir
  5. Uma porcaria!Estou com os mesmos problemas!
    Cansei, vou jogar no lixo!
    Nunca mais compro nada da Nokia e vou sempre falar a verdade o boca a boca vale muito!

    ResponderExcluir
  6. Comprei o meu em nov/2011, hoje ele apagou. Vou aguardar até amanhã, se não acordar levo para assistência técnica, vamos ver o que vai dar !!! Carlos Merlini.

    ResponderExcluir
  7. Caros colegas de Veladores de N8. Estou com o mesmo problema de vocês!!! Achava que era algum problema com meu carregador então troquei e ja deixei 2 dias carregando e nada... nem sinal de que está carregando. Vou procurar uma AT pra ver qual será o diagnostico. saulobbulhoes@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. tbm tenho um nokia n8 tbm apagou, sabem por que ? instalei programas de terceiros, a empresa n pode ser responcabilizada. a melhor marca de celular sempre foi e sera a nokia. ate mesmo por que faco manutencao de aparelhos e o que dar menos problema sao os da nokia

    ResponderExcluir
  9. o meu n8 apagou hoje!ja fique preucupada com os relatos de vcs sobre o n8, vou levar pr a assistencia pr ver o que da.

    ResponderExcluir
  10. Ontem meu nokia n8 também apagou. Após encerrar uma ligação ele simplesmente desligou as luzes e não funcionou mais. Será que foi por eu instalar um aplicativo de senha do Bradesco? Estou muito decepcionada. O aparelho não tinha dois anos de uso!

    ResponderExcluir
  11. Pode até ser que seja o aplicativo do Bradesco, mas eu acho pouco provável. Eu não atualizei mais o post, mas o que aconteceu foi que acabei mandando o aparelho de novo para conserto nos EUA e, dessa vez, a Nokia de lá me enviou um novo. Está funcionando desde então.

    ResponderExcluir